foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre:Presidente do Politécnico garante abertura de todas as licenciaturas e nova subida do número de alunos

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos graduados e fato

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) colocou 128 novos estudantes na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2018, de acordo com os resultados divulgados na última madrugada.

 

Somando os alunos da primeira e segundas fases até agora foram colocados nas quatro escolas do IPP 370 novos estudantes, restando 168 vagas para a terceira fase, cujas candidaturas decorrem entre 4 e 8 de outubro.

Em comparação com 2017, este ano, no conjunto das duas fases foram colocados menos 11 alunos. Resta agora saber os estudantes que serão colocados na terceira fase e depois os que não chegam a matricular-se, o ano passado foram 62, para sabermos se serão ultrapassadas as 350 vagas preenchidas no último ano letivo nas três fases do concurso.

Em declarações à Rádio Portalegre o presidente do IPP considerou o número de colocações das duas fases “satisfatório”, e muito idêntico ao do ano passado, com a nuance de que este ano têm muito mais alunos dos concursos especiais e estudantes internacionais para ocupar as vagas que ficarem em aberto do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Albano Silva asseverou ainda que as 15 licenciaturas ministradas no IPP vão abrir todas, algumas, como por exemplo Agronomia e Engenharia Informática, obrigatoriamente com recurso aos alunos dos concursos especiais e estudantes internacionais.

O dirigente destacou também o facto de este ano 60 por cento dos novos alunos terem colocado o IPP como primeira ou segunda opção e 70 por cento serem oriundos de fora do distrito de Portalegre.

Serviço social, Jornalismo e Comunicação, Turismo, Administração de publicidade e Marketing, Design de Animação e Multimédia e Enfermagem são os cursos sem vagas sobrantes para a terceira fase nas escolas do Politécnico de Portalegre.

Em sentido oposto, no curso de Tecnologias de Produção de Biocombustíveis ainda não foi colocado nenhum aluno.

Entre os cursos com muitas vagas ainda por preencher estão ainda Enfermagem Veterinária (25), Educação Básica (21), e Equinicultura (20).

Este ano, já entraram no Ensino Superior 46070 estudantes (menos 1103 que em 2017). Na primeira fase foram colocados 43992 mas 5225 não chegaram a matricular-se.