foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE 29 ANOS DE EMISSÕES REGULARES

A RÁDIO LOCAL MAIS OUVIDA NA REGIÃO SUL DE PORTUGAL

OBRIGADO PELA SUA PREFERÊNCIA 

Montalvão: SOS pelas populações raianas do Tejo Internacional e Sever

A imagem pode conter: céu, ar livre e natureza

(Por Carla Aguiã) - O despovoamento e a desertificação atingiram proporções assustadoras, nas zonas raianas dos rios Tejo e Sever, onde vai ser lançado um “SOS pelas populações”.

Dezenas de autarcas do Alto Alentejo, Beira Baixa e Extremadura Espanhola vão juntar-se, domingo, em Montalvão, concelho de Nisa, com o intuito de celebrar um “Acordo de Cooperação” que permita combater a erosão demográfica.

A iniciativa partiu da junta de freguesia de Montalvão, uma das localidades mais afetadas pelo despovoamento. 

 

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da edilidade, José Possidónio, indicou que as acessibilidades, ou a falta delas, vai ser o tema de destaque, defendendo que “a ligação entre as regiões, separadas por rios, é a única forma de acabar com o isolamento”.

José Possidónio lamentou a ainda a falta de políticas facilitadoras do desenvolvimento das regiões periféricas, afirmando que “quem está no poder apregoa, apregoa, mas não faz nada”.

A reunião, de domingo, na Casa do Povo de Montalvão, deverá juntar autarcas de 28 câmaras e Juntas de freguesia de Nisa, Castelo de Vide, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e da Diputación de Cáceres.