foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Alentejo2020

Portalegre: ULSNA ativa plano de contingência devido às baixas temperaturas

A imagem pode conter: céu e ar livre

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) ativou o Plano de Contingência devido às baixas temperaturas que se fazem sentir.

 

As temperaturas vão continuar a descer, durante esta semana, com alguns concelhos do distrito de Portalegre a registar valores negativos.

Apesar do alerta da Direção Geral da Saúde de que a gripe deverá atingir o “pico” nos próximos dias, a diretora clínica do Hospital de Portalegre, Vera Escoto afirma que “ainda não há aumento de afluência de doentes às urgências”, e que os casos que têm aparecido são de utentes com "infeções respiratórias, próprias do inverno e do frio".

Vera Escoto refere que o plano de contingência está ativado, sendo que os centros de saúde e hospitais de Portalegre e Elvas, se encontram preparados para adequar os cuidados às necessidades da população.

Vera Escoto reforçou o apelo para que as pessoas, antes de saírem de casa e irem a correr para o hospital ou para o centro de Saúde, contactarem primeiro a linha Saúde 24, que lhes dará apoio e as encaminhará devidamente.

Por causa da persistência de temperaturas mínimas baixas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 14 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo nomeadamente, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

 

(Susana Mourato)