foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Este Domingo, 20/10, assista a mais um Tarde Desportiva a partir das 14h00, com os relatos dos jogos:     SC Estrela - Eléctrico e FC Crato - Fronteirense, 1ª jornada da Liga F. Gil.

Portalegre: Agricultores rezam para que janeiro traga chuva

Os agricultores do distrito de Portalegre estão preocupados e rezam para que a chuva caía nos próximos dias. Em declarações a esta estação emissora, a presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), Fermelinda Carvalho disse que “espera que Janeiro traga chuva”, alertando que a falta de água pode ter repercussões “mais à frente”.


Segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal Continental estava no final de dezembro em seca meteorológica fraca a sul do Tejo devido aos valores de precipitação registados naquele mês, classificado como quente e muito seco.

A dirigente, afirma que “a situação ainda não é alarmante” mas, lembrou que os agricultores, que já têm as culturas de outono/inverno semeadas, com a falta de chuva poderão ser afetados.

A chuva que caiu em dezembro correspondeu a cerca de 37% do valor normal e os valores da quantidade de precipitação inferiores aos agora registados ocorreram em cerca de 20% dos anos desde 1931.

O IPMA indica ainda que nos últimos oito anos o valor de precipitação mensal em dezembro foi sempre inferior ao normal.

 

(Susana Mourato)