foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Avis: Saiba mais sobre a Vespa Asiática

Nenhuma descrição de foto disponível.

A ADERAVIS – Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis, o Município de Avis e a Turma da Abelha, promovem, no dia 19 de janeiro de 2019, uma Ação de Sensibilização sobre a Vespa Velutina, vulgarmente designada de “vespa asiática”.

 

A ação vai decorrer no Salão da Junta de Freguesia de Avis, a partir das 14h30, e tem como objetivo alertar a população para os cuidados a ter, bem como transmitir os métodos mais eficazes no combate a esta espécie invasora.

Destinada a técnicos, apicultores, agentes da Proteção Civil e população em geral, a sessão irá abordar a temática com base na identificação da espécie, no plano de ação nacional, na prevenção e na construção de armadilhas, nas formas de destruição dos seus ninhos, na sua relação com o maneio apícola e ainda nos métodos de combate e redução da predação, de forma a conter esta praga e a minimizar o seu impacto negativo, principalmente nas produções de mel e derivados.

 A vespa velutina, predadora da abelha europeia (Apis mellifera) é proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia.

Na época da primavera, constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados.

Esta espécie não indígena, prejudica a apicultura por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas que pode ter implicações para a saúde pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia. 

No caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.