foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:Doente esteve quase 15 dias numa maca na Urgência do Hospital a aguardar por internamento - Ordem dos Enfermeiros do Sul

A imagem pode conter: ar livre

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - O Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros do Sul, Sérgio Branco, denunciou hoje que um doente esteve quase 15 dias numa maca no serviço de Urgência do hospital de Portalegre a aguardar por vaga no internamento.

 

O porta voz do Gabinete de Comunicação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ilídio Pinto Cardoso afirmou que este caso “é falso”, mas em declarações à Rádio Portalegre Sérgio Branco revelou que o mesmo aconteceu entre os dias 25 de dezembro e 7 de janeiro, período em que houve um pico de afluência ao serviço de Urgência daquela unidade hospitalar.

Além deste caso, o dirigente indicou que “houve um conjunto de doentes que ficaram muito além do tempo suposto para serem observados porque não há capacidade de escoamento dos pacientes”.

O mesmo responsável afirmou que este tipo de situações é transversal à maior parte dos serviços hospitalares do país, quando se registam picos de afluência, e ficam a dever-se não só há falta de recursos humanos, mas também a questões de ordem estrutural.

Sérgio Branco disse ainda que os Planos de Contingência ativados pelos hospitais limitam-se à abertura de mais camas, defendendo que “não são as camas que prestam cuidados às pessoas, há que haver reforço de profissionais de saúde”.