foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rádio Portalegre, a Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Boas Festas - Feliz Natal

Portalegre/Autárquicas:candidatos à União das Freguesias da Sé e S.Lourenço elegem os apoios sociais como prioridade nos programas eleitorais

Os candidatos à União das Freguesias da Sé e São Lourenço, na cidade de Portalegre, nas autárquicas de 29 de setembro, defendem que as juntas de freguesia devem ser dotadas de mais recursos financeiros.

Num momento marcado pela crise que assola o país, os candidatos elegem também como prioridade dos seus programas eleitorais o apoio às famílias mais desfavorecidas.

No debate, promovido pela Rádio Portalegre quinta feira à noite nos Serviços Centrais do IPP, o cabeça de lista da Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP), Artur Correia, defendeu a ideia de que “indo ao terreno” é possível ajudar de forma mais eficaz, que mais precisa, e por outro lado identificar alguns casos de pobreza “escondidos”.

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Manuel Aragão, também defendeu que os eleitos para a União das Freguesias da Sé e São Lourenço devem desenvolver um “trabalho de proximidade”, para identificar os casos de carência em que vivem algumas famílias, encaminhando-as depois para os serviços da câmara e instituições de solidariedade social.

O apoio às famílias carenciadas é também uma das prioridades do projeto do cabeça de lista do PS, mas Francisco Silva alerta que sem mais recursos financeiros, as juntas de freguesia tem que se limitar a encaminhar as pessoas para outras instituições que podem prestar esse tipo de ajuda.

Manuel Braga, número dois da lista da CDU à União das Freguesias da Sé e S. Lourenço, que substituiu, no debate, o cabeça de lista, Adriano Capote, alertou igualmente para a falta de capacidade das juntas de freguesia em desenvolver políticas sociais, caso não sejam dotadas de mais recursos financeiros.

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda, Paulo Cardoso, também considera “fundamental” que as juntas de freguesia sejam dotadas de mais recursos financeiros, argumentando que podem desempenhar um papel muito importante na resolução de muitos dos problemas que afetam as populações.

A “Operação Autárquicas 2013” da Rádio Portalegre prossegue no dia 03 de setembro com um debate com os candidatos à Câmara Municipal de Arronches, no centro cultural daquela vila, e depois a 05 de setembro, na Casa da Cultura de Marvão, novo debate com os candidatos aquele município.

Gabriel Nunes/Susana Mourato