foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rádio Portalegre, a Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Boas Festas - Feliz Natal

Elvas:Casa da Moeda emite 100 mil moedas comemorativas da classificação das fortificações de Elvas como Património da Humanidade pela UNESCO

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda  vai emitir a partir de novembro, cem mil moedas comemorativas da classificação das fortificações de Elvas como Património da Humanidade pela UNESCO.

Em declarações à Rádio Portalegre, a vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Elsa Grilo, sublinhou que com disse que a moeda, que vai ter o valor de 2,5 euros, vai ser muito importante para a promoção de Elvas.

Elsa Grilo, adiantou ainda que os CTT vão também emitir, "no início do próximo ano", um selo comemorativo da classificação do património de Elvas como Património da Humanidade.

“Duas iniciativas importantes para os colecionadores” e também para a região pela promoção que vai dar a Elvas.

A moeda conta com 28 milímetros de diâmetro e pesa 12 gramas, ficando patente do lado da cara a fachada do Forte da Graça, um dos monumentos classificados, e no lado da coroa uma nomenclatura de uma fortificação abaluartada em estrela.

A classificação das fortificações abaluartadas de Elvas como Património da Humanidade, na categoria de bens culturais, ocorreu na 36.ª sessão do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.

Susana Mourato