foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpgfoto7.png

 

Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA 

Monforte:Câmara quer edificar Museu para acolher 16000 azulejos que retratam vida e milagres da rainha Santa Isabel

A imagem pode conter: interiores

(Por Gabriel Nunes/Susana Mourato) - A Câmara Municipal de Monforte pretende transformar a antiga Igreja do Espirito Santo em Museu para acolher um conjunto de 16 mil azulejos que retratam a vida e os milagres da rainha Santa Isabel.

 

Em declarações à Rádio Portalegre o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem explicou que o espólio, propriedade da Santa Casa da Misericórdia local, encontrava-se acondicionado em 59 caixotes de madeira e estava à guarda da instituição desde que foi retirado do edifício original, a Igreja do antigo convento do Bom Jesus, demolida na década de 40 do século XX.

Gonçalo Lagem adiantou que esta iniciativa está integrada no projeto “Monforte Sacro”, candidatado ao “Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização do Interior”, e que implica um investimento de 600 mil euros.

Segundo o autarca trata-se de “um projeto ambicioso”, que visa valorizar “um património único”, que é “um tesouro” daquele concelho alentejano.

O projeto ainda não tem financiamento assegurado mas Gonçalo Lagem acredita que o mesmo possa estar concretizada em meados de 2020.