foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre 30 Anos de Emissões Regulares

Terça-feira, 19/3, assista a mais um Real e Politico, o programa de debate da atualidade politica na sua Rádio.

Portalegre: Centro Interpretativo dos Aventais nasce no Bairro dos Assentos

Nenhuma descrição de foto disponível.

Um Centro Interpretativo dos Aventais está a nascer no Bairro dos Assentos em Portalegre. 

 

O projeto, resulta de uma parceria entre o a União de Freguesia da Sé e São Lourenço e o grupo Pró-Portalegre, detentor de um espólio de cerca de 200 aventais, muitos deles doados pela população.

O Centro Interpretativo ficará sedeado nas instalações do bairro dos Assentos da União de Freguesias da Sé e São Lourenço, e deverá estar de portas abertas dentro de dois meses.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente do Grupo-Pró Portalegre, Henrique Salsinha mostrou-se muito satisfeito por “finalmente” o Centro Interpretativo ser uma realidade, pois é uma ambição da coletividade com vários anos.

Henrique Salsinha adiantou que o Centro Interpretativo vai servir para expor os aventais bem como para estudo, tanto das peças elaboradas pelas costureiras portalegrenses, como da própria festa que remonta a 1907 e que era realizada na Serra, com o principal objetivo de preservar e não deixar cair no esquecimento uma tradição tão antiga.

A União de Freguesias da Sé e São Lourenço, cede as instalações para o Centro Interpretativo, que estão a ser adaptadas para o efeito num projeto do arquiteto Luís Calado.

O presidente da União de Freguesias, Francisco Silva, sublinhou a importância de apoiar este desejo do Grupo Pró-Portalegre, bem como de contribuir para a “história” da festa dos aventais.

A Festa dos Aventais remonta a 1907, e realizou-se pela primeira vez nas margens do Rio Sever, na Portagem, concelho de Marvão, onde as famílias se juntavam para degustar do farnel no campo. Entretanto a festa instalou-se na Serra de São Mamede, junto à Fonte Fria, passando depois para a Quinta Branca, Quinta dos Campos e posteriormente para a Quinta da Saúde. Em 2013, o Grupo Pró-Portalegre organiza novamente a festa viria e é integrada nas Festas da Cidade.

(Susana Mourato)