foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpgfoto7.png

 

Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Gala do Fado Rádio Portalegre dia 26/4 às 21h30 no Cine-Teatro de Nisa - bilhetes à venda

Portalegre: Doces conventuais invadem Convento de Santa Clara

A imagem pode conter: comida

Portalegre é, este fim de semana, a cidade mais doce do país. Até este domingo, decorre a 19ª Feira de Doçaria Conventual e Tradicional que reúne mais de quatro dezenas de doceiros.

Barrigas de freira, toucinho-do-céu, fidalgos, ovos-moles, rebuçados de ovos e amêndoas de Portalegre, pastéis de Tentúgal, lampreia, fartes, cornucópias ou fidalgos são algumas das iguarias que os visitantes podem provar.

 

À Rádio Portalegre, doceiros e empresários de todo o país, admitem que a Feira de Doçaria Conventual de Portalegre é “extremamente importante para a divulgação dos produtos, tradições e cultura” nacional.

Muitos são presença assídua no certame, outros participam pela primeira vez, mas todos salientam que a Feira deve continuar a mostrar a arte ancestral que faz crescer água na boca aos mais gulosos.

Para além da Doçaria Conventual, mais sumptuosa e confecionada com grandes quantidades de açúcar e gemas de ovo, há também um espaço para a Doçaria Tradicional, igualmente histórica e deliciosa, evidenciando um toque de especiarias, como a canela presente nas Boleimas de Portalegre ou a erva doce dos Bolos Fintos.

Realizada desde 2001, esta Feira tem vindo a consolidar-se, colocando Portalegre numa dimensão internacional como polo de defesa da autenticidade dos Doces Conventuais.

 

(Susana Mourato)