foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Alentejo2020

Alpalhão:Feira dos Enchidos continua a atrair largas centenas de visitantes

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas a sorrir

(Por Carla Aguiã) - A Feira dos Enchidos de Alpalhão, concelho de Nisa, que encerra, este domingo, às 15:00, já vai na 22ª edição, mas continua a atrair largas centenas de visitantes, de vários pontos do país. Nos dois dias do certame, que abriu, sábado, a cacholeira de assar é, vezes sem conta, reposta nas bancas, a par da morcela, dos lombos enguitados e da farinheira.

 

É uma feira onde grande parte dos expositores apresentam o seu negócio familiar, como é o caso de Maria do Carmo Carrilho e João Louro, duas famílias, a mesma tradição, que passa de pais para filhos.

Mas não só de enchidos se faz esta festa, o artesanato de Nisa é também parte importante do evento, nomeadamente a famosa olaria pedrada.

António Pequito contou à Rádio Portalegre que tinha dez anos quando começou a trabalhar o barro. Hoje com 78 anos continua a dedicar-se a esta arte.

A Feira dos Enchidos tem vindo a afirmar-se como um importante motor da economia local, pela promoção e divulgação dos produtos endógenos.

Segundo a presidente da CâmarA de Nisa, Idalina Trindade “Alpalhão é uma freguesia riquíssima em tradições” e o município “abraça a causa que valoriza o que de melhor se produz no concelho”.

A Feira dos Enchidos de Alpalhão é promovida pela junta de freguesia local, com o apoio logístico da câmara.