foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Gala 30 anos da Rádio Portalegre dia 31 de Outubro no CAE de Portalegre - esteja atento às emissões da sua Rádio

Portalegre/Feira Doçaria:Câmara homenageia antiga doceira Judite Cardoso pelo seu contributo na preservação do património imaterial conventual

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, óculos graduados

(Por Susana Mourato) - Este domingo cumpre-se o terceiro e último dia da Feira de Doçaria Conventual de Tradicional de Portalegre que junta mais de quatro dezenas de doceiros no Convento de Santa Clara.

 

Doceiros e empresários são da opinião que a feira é “extremamente importante para a divulgação dos produtos, tradições e cultura”. Muitos deles são presença assídua, outros participam pela primeira vez, mas todos salientam que o certame deve continuar “a mostrar a arte ancestral” que faz crescer água na boca, não só aos mais gulosos.O certame abriu, sexta feira, com uma homenagem à mestra de doçaria conventual Judite Cardoso.

Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da autarquia local, Adelaide Teixeira, sublinhou que muito do que é esta feira, deve-o a Judite Cardoso, que “não deixou morrer a tradição da doçaria conventual”, como ainda “passou o seu saber”.

A doceira Judite Cardoso, qua há alguns anos deixou de “meter as mãos na massa”, confessou que “não estava à espera” desta distinção.

Aos 91 anos de idade, Judite lamenta que a maioria das suas antigas alunas, com exceção da portalegrense Rosária Marouco, tenham abandonado esta arte ancestral.

Realizada desde 2001, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, tem vindo a consolidar-se, colocando a cidade numa dimensão internacional como polo de defesa da autenticidade dos Doces Conventuais.