foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpgfoto7.png

 

Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Gala do Fado Rádio Portalegre dia 26/4 às 21h30 no Cine-Teatro de Nisa - bilhetes à venda

Chocalhada de Salavessa assinala fim do luto em que as mulheres retiravam os brincos, os homens deixavam crescer a barba e os chocalhos eram retirados aos animais

Nenhuma descrição de foto disponível.

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - A aldeia de Salavessa, no concelho de Nisa, retoma sábado, a tradicional Chocalhada, um ritual que anuncia a ressurreição de Cristo depois de cumprido o luto em que as mulheres retiram os brincos, os homens deixam crescer a barba e os chocalhos são retirados aos animais.

 

Há também quem diga que esta tradição secular, que em Salavessa se realiza durante o dia e antes do almoço, é também um pedido de bênção para a aldeia e para os animais.

A Chocalhada de Salavessa costuma juntar todos os anos, cerca de duas centenas de pessoas, munidas de chocalhos, e outros objetos metálicos, reproduzindo sons semelhantes aos dos sinos, pelo campo e em redor da aldeia.

A Comissão de Festas da Salavessa assumiu a responsabilidade pela organização da Chocalhada há dois anos e lembra que noutros tempos esta manifestação chegava a reunir mais de meio milhar de pessoas.

Em declarações à Rádio Portalegre, Luís Silva, o presidente da Comissão de Festas, admitiu que as espectativas para este ano estão em alta, esperando que o número de pessoas seja muito superior ao dos últimos anos.

O mesmo responsável pediu ainda aos participantes que vão munidos dos seus próprios chocalhos.

 A Chocalhada em Salavessa tem início agendado para as 11:00, de sábado, com concentração no Largo da Igreja, seguindo-se um almoço e um arraial na escola primária daquela aldeia alentejana.