foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Alentejo2020

Portalegre: Ultra Trail de São Mamede com 1200 participantes de 16 nacionalidades

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, em pé, montanha, planta, árvore, céu, ar livre e natureza

A oitava edição do Ultra Trail de São Mamede (UTSM), agendada para os dias 17 e 18 de maio, bateu o recorde de inscrições de estrangeiros, com atletas de 16 nacionalidades. Fechado o período de inscrições, o evento conta com 1200 participantes, um número semelhante ao alcançado em edições anteriores.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, João Correia, presidente do Atletismo Clube de Portalegre (ACP), responsável pela organização do UTSM, sublinhou que a vantagem da participação de estrangeiros, maioritariamente de Espanha, França e Alemanha, está no crescimento e internacionalização de um evento já considerado um dos maiores e melhores do trail running na Península Ibérica.

O UTSM decorre nos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão e Valencia de Alcántara (Espanha), repartido em quatro distâncias de 110, 43, 22 e 12 Km. 

A prova principal é a mais longa e este ano tem mais 10 km do que o habitual, declives, desníveis e trilhos técnicos que obrigam a uma melhor preparação e perícia dos atletas.

A distância dos 110 km vai ser percorrida por 430 atletas.

Segundo João Correia o maior número de quilómetros e o acrescido grau de dificuldade da prova, pode contribuir para o aumento da taxa de abandono, atualmente fixada nos 25 por cento.

A partida para a distância dos 110 km está marcada para as 22h00 de sexta feira, 17 de maio, no Estádio dos Assentos em Portalegre. 

Sábado, 18 de maio, entrarão nos trilhos mais 800 concorrentes repartidos por três distâncias. A Maratona de São Mamede (43 km) arranca às 9h00 de São Julião; a Meia-Maratona (22 km) começa às 10h00 em Alegrete e o Trail Curto tem partida marcada para as 16h00, no Reguengo.

O evento conta com o apoio de centenas de voluntários, distribuídos por onze postos de apoio e controle.

Carla Aguiã