foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Avis:Feira Medieval e Ibérica é um evento cada vez mais enraizado no panorama cultural nacional

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, árvore, nuvem e ar livre

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã/Susana Mourato) - Um Cortejo de homenagem a D. João, como Mestre de Avis, Regedor e Defensor do Reino, abriu a Feira Medieval e Ibérica de Avis, que se realiza desde 2003. A ligação de Avis à Ordem de São Bento de Avis e à Dinastia Joanina ou Dinastia de Avis fazem deste evento uma marca no panorama cultural nacional.

 

O certame que tem como palco o centro histórico daquela vila alentejana, promovido pela Câmara de Avis em parceria com a Fundação Bodas de Isabel, abriu sexta feira e fecha este domingo, a partir das 21:30, com o “gentil encerramento dos festejos” no Terreiro do Convento.

Ao longo de três dias os milhares de visitantes viajam no tempo e são transportados para um universo de danças e folias, torneios de armas a cavalo, saltimbancos e malabares de fogo, numa verdadeira lição de História ao vivo, que dá a conhecer as artes, os sons e os sabores de outros tempos.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva salientou as mais-valias que o evento representa para a dinamização da economia local e animação da vila. O autarca elogiou ainda “o rigor” das recriações históricas, que disse criarem uma “envolvência contagiante”.

O certame reúne todos os anos mais de uma centena de expositores, de artesanato, gastronomia, bijuteria, licores e muitos outros produtos, da região mas também de outros pontos do país, que consideram a feira “muito atrativa” e uma montra para divulgar e vender os seus produtos.

Os milhares de visitantes veem de vários pontos do país e até de Espanha, e além de assistirem aos espetáculos, aproveitam para fazer compras, matar a sede e encher a barriga.

Música, danças, lutas e brincadeiras dos saltimbancos, espetáculos de malabares de fogo, tiro ao arco, torneio a cavalo e diversas teatralizações, são alguns dos atrativos que todos os anos compõem o programa da Feira Medieval e Ibérica de Avis.