foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:Prova dos 110 quilómetros abre esta sexta feira as hostilidades do UTSM

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto e ar livre

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - Mais de 400 atletas vão sair esta sexta feira, às 22:00, do Estádio dos Assentos, em Portalegre, para fazer os 110 quilómetros, a distância mais longa, do Ultra Trail de São Mamede (UTSM).

 

O UTSM, que já vai na oitava edição, conta com um total de 1200 participantes, de 16 nacionalidades, inscritos nas quarto distâncias, nomeadamente 110Km, 43Km, 22Km e 12 Km.

Em declarações a esta estação emissora, o presidente do Atletismo Clube de Portalegre, João Correia, que organiza o evento, revelou que este ano foi batido o recorde do número de atletas estrangeiros inscritos, maioritariamente de Espanha, França e Alemanha.

Para João Correia o crescimento do número de atletas estrangeiros significa que o evento “está consolidado e é reconhecido como um dos maiores e melhores do trail running na Península Ibérica”.

O mesmo responsável indicou que a distância mais longa, além de ter mais 10 quilómetros do que na edição anterior, apresenta declives, desníveis e trilhos técnicos que obrigam a uma maior preparação dos atletas.

O mesmo responsável admite que o acrescido grau de dificuldade da prova pode contribuir para o aumento da taxa de abandono, atualmente fixada nos 25 por cento.

Os trilhos do UTSM atravessam o Parque Natural da Serra de São Mamede e passam pelos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão e Valência de Alcántara, este último em Espanha.

A prova principal e a mais longa começa às 22:00 desta sexta feira. Sábado vão para o terreno 800 concorrentes, distribuídos pelas outras três distâncias.

A Maratona de São Mamede (43 km) arranca às 9:00 de São Julião; a Meia-Maratona (22 km) começa às 10:00 em Alegrete e o Trail Curto tem partida marcada para as 16:00, em Reguengo, Portalegre.

De referir que o evento conta com o apoio de centenas de voluntários, distribuídos por onze postos de apoio e controle.