foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este domingo, 15/12, ouça mais uma Tarde Desportiva a partir das 14h. Destaque para a 4ª j. Taça Grupo JI

Boas Festas - Feliz Natal

Portalegre: “Programa Equipamentos” disponibiliza cerca de 100 mil euros em três projetos do Alto Alentejo

O Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, deslocou-se sexta-feira ao distrito de Portalegre, e na bagagem trouxe cerca de 100 mil euros para apoiar o financiamento de pequenos projetos.

António Leitão Amaro presidiu às cerimónias de assinatura de três contratos de financiamento entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Direção-Geral das Autarquias Locais e as Fábrica da Igreja Paroquial de Alter do Chão,  Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria, em Castelo de Vide e da Igreja Paroquial de São Tiago de Urra, em Portalegre.

Estes três contratos implicam um investimento total de cerca de 300 mil euros, com uma comparticipação que ronda os 100 mil euros, através “Programa Equipamentos”.

De acordo com o governante esta comparticipação visa “assegurar a diversidade dos projetos e apoiar mais comunidades”.

 Leitão Amaro acrescentou que “os recursos são escassos” e o Governo optou por apoiar mais projetos reduzindo o financiamento a prestar a cada um deles.

Em Santiago de Urra o projeto visa a construção de um pavilhão multiusos, “um velho sonho daquela comunidade paroquial”.

Segundo o responsável pela Fábrica da Igreja Paroquial de São Tiago de Urra, o padre Marcelino Marques, a obra vai permitir “apoiar a coesão entre as várias gerações e combater o isolamento” para além de acolher vários eventos de carater cultural e desportivo.

A construção do pavilhão multiusos vai custar cerca de 100 mil euros e a comparticipação financeira ronda os 35 mil euros.

Em Alter do Chão e Castelo de Vide os projetos destinam-se a obras de conservação das Igrejas Paroquiais. 

Gabriel Nunes/Carla Aguiã