foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Alentejo2020

Portalegre/10 Junho:Presidente da República inaugura obras do Museu das Tapeçarias

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e fato

(Por Gabriel Nunes) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou, este domingo, as obras de recuperação, valorização e ampliação do Museu das Tapeçarias de Portalegre-Guy Fino, que implicaram um investimento de cerca de 346 mil euros.

 

Integrada no programa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, a cerimonia realizou-se antes de Marcelo Rebelo de Sousa viajar para o Porto para assistir à final da Liga das Nações entre as seleções de Portugal e da Holanda.

O Museu encontra-se dividido em duas partes distintas: no piso térreo é apresentada a história e técnica de execução das Tapeçarias de Portalegre, enquanto no 1º piso estão expostas obras de tapeçaria desde os finais dos anos 40 até à atualidade.

Inaugurado a 14 de julho de 2001 o espaço museológico tem expostas obras de autores tão diversos e sonantes como Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat, e Le Corbusier, entre outros.

Para além da área de exposições permanente, o Museu dispõe de uma galeria de exposições temporárias, de um auditório com capacidade para 113 pessoas, um foyer e um jardim, bem como espaços públicos com capacidade de adaptação a diversas atividades de carácter cultural, artístico e lúdico.