foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Dossier Ternisa animou debate com os candidatos à Câmara de Nisa nas eleições autárquicas

A candidata do PS à Câmara de Nisa nas eleições autárquicas, Idalina Trindade, acusou a atual presidente do município, a comunista Gabriela Tsukamoto, de usar a empresa municipal Ternisa “para tirar dividendos políticos”.

Idalina Trindade, que falava terça-feira, no debate promovido pela Rádio Portalegre com os candidatos à presidência da Câmara de Nisa, referiu que a gestão da Ternisa foi pautada pelo “despesismo em vencimentos milionários dos funcionários”, alguns dos quais ultrapassavam os 5 mil euros mensais.

A Ternisa, empresa municipal criada para assegurar a exploração e conservação do Complexo Termal da Fadagosa de Nisa, inaugurado em maio de 2009, foi extinta no final de 2011, deixando um passivo de cerca de 1 milhão de euros.

Por seu turno o candidato do movimento independente “Mexer com Nisa”, Manuel Bichardo, considera que o executivo municipal deve fazer “mea culpa” pelo “descalabro” a que chegou a empresa Ternisa.

Para Manuel Bichardo, o executivo, do qual faz parte com eleito da CDU, andou “distraído com a grande responsabilidade de gestão daquele complexo”.

Já o candidato da coligação PSD/CDS-PP, José Dinis Moura Semedo, a Ternisa “serviu para demonstrar a incapacidade da autarquia para gerir os dinheiros públicos”, acusando o executivo municipal de realizar “investimentos megalómanos em equipamentos que nunca foram utilizados”.

Mais do que apurar responsabilidades, o candidato da CDU, Victor Martins, defende que “é necessário definir o que fazer para rentabilizar o complexo termal onde nos últimos anos foram investidos cerca de 10 milhões de euros”.

A “Operação Autárquicas 2013” da Rádio Portalegre prossegue na próxima quinta- feira, com a realização do debate com os candidatos à Câmara Municipal de Castelo de Vide, no Centro Municipal de Cultura, naquela vila alentejana.

 Gabriel Nunes/Carla Aguiã