foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Castelo de Vide: homenagem a Salgueiro Maia é inspiração para prosseguir os valores de abril – Ministro da Defesa

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore, céu, casamento, criança e ar livre

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, disse estar convicto de que a homenagem prestada a Salgueiro Maia, esta segunda feira em Castelo de Vide, “servirá para inspirar outros a prosseguir a herança de abril”.

Gomes Cravinho presidiu à cerimónia que a Câmara de Castelo de Vide realizou para assinalar os 75 anos do nascimento do Capitão de Abril, Salgueiro Maia, com a inauguração do monumento Chaimite V200, no Parque 25 de Abril, naquela vila alentejana.

 

O governante começou por afirmar que “Salgueiro Maia foi o primeiro e principal herói da Revolução”, Gomes Cravinho enalteceu a coragem do Capitão de Abril e a sua ação determinante na promoção da democracia e liberdade, “valores que são o coração do atual regime politico, um ganho que não pode ser revertido nem ignorado”.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, recordou os votos testamentários de Salgueiro Maia, nascido e sepultado naquela vila, e disse ser com “alívio” que vê a concretização de projetos em torno da herança cultural deste herói, cumprindo a vontade expressa em testamento.

António Pita sublinhou ainda que a presença de Gomes Cravinho, em Castelo de Vide, “revela o compromisso e o respeito de um ministro para com a memória deste filho ilustre, que nem sempre devidamente o país tratou”.

O Chaimite é um dos símbolos da “Revolução dos Cravos”. Foi em cima de um veículo blindado deste tipo que Salgueiro Maia, de megafone em punho, falou à multidão que a 25 de Abril de 1974, se concentrava junto ao Quartel do GNR, onde se havia refugiado, Marcelo Caetano.

Carla Aguiã