foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Gala 30 anos da Rádio Portalegre dia 31 de Outubro no CAE de Portalegre - esteja atento às emissões da sua Rádio

Crato: Museu Municipal ostenta arte contemporânea cedida pelo Novo Banco

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, barba e fato

Museu Municipal do Crato recebeu, esta sexta feira, cinco obras de artistas portugueses contemporâneos, da coleção de pintura do Novo Banco.

As obras foram cedidas para exposição permanente, mediante a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal do Crato e o Novo Banco.

 

Para o presidente do município do Crato, Joaquim Diogo, a exposição valoriza a oferta cultural da região e demonstra que o Novo Banco tem “uma visão integrada da cultura”.

Joaquim Diogo considerou ainda que é de louvar a capacidade que o Novo Banco teve “em pegar nas obras de arte e disseminá-las pelo território, com uma atenção especial ao interior”.

Presente no Museu Municipal do Crato, o diretor executivo do Novo Banco, António Ramalho, disse entender como um dever colocar as obras do Banco à fruição pública.

Sobre a exposição patente na vila alentejana, António Ramalho disse que são obras “que nos transportam para o mundo” e que ficam bem no Crato, terra conhecida pela sua hospitalidade.

Manuel D’Assumpção, Vieira da Silva, Júlio Resende, Menez e Malangatanga assinam as obras em exposição no Museu Municipal do Crato.

Ainda no Museu Municipal, esta sexta-feira vai ser publicamente apresentado o novo espaço de exposição arqueológica dedicado a Agostinho F. Isidoro, natural de Aldeia de Mata, que enquanto investigador ao serviço da Universidade do Porto, desenvolveu um alargado conjunto de escavações arqueológicas no património megalítico do concelho do Crato.

A inauguração, marcada para as 17h00 contará com a presença do Presidente do Município do Crato, Joaquim Diogo, a filha de Agostinho Farinha Isidoro, Sílvia Duarte, entre outras entidades ligadas às áreas da arqueologia e pré-história.

Carla Aguiã