foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre: Dia Robinson assinalado com simulação histórica da greve de 1911

A simulação histórica da greve de 1911 é o ponto alto do VII Dia Robinson assinalado, esta terça-feira, pela Fundação Robinson, em Portalegre.

O “Dia Robinson” assinala a data de nascimento do industrial inglês George Robinson (1857-1932), responsável pelo desenvolvimento da indústria corticeira no Alto Alentejo.

As comemorações têm início às15:30h, com a inauguração da exposição temporária “Intervenções arqueológicas, na Igreja do Convento de São Francisco", á qual se segue a apresentação do acervo documental cedido por António Ventura à Fundação Robinson.

A evocação do nascimento do poeta José Régio, a 17 de setembro de 1901, será assinalada com uma palestra de Ruy Ventura; o designado “Momento Régio” precede o lançamento da publicação “Olhar de Fotógrafos III”, que reúne os trabalhos dos 15 fotógrafos que integraram em 2012 a primeira residência artística produzida pela Fundação Robinson em Portalegre.

A comemoração do VII Dia Robinson inclui ainda a atuação da Sociedade Musical Euterpe e uma visita comentada ao espaço industrial agora reconvertido.

À noite, a partir das 21:00, em frente à fachada da Fábrica Robinson, terá lugar a simulação histórica, denominada “Fábrica Robinson, a greve de 1911”, com a participação das várias associações culturais do concelho de Portalegre.

Carla Aguiã