foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Setor geológico e mineiro “deve ser encarado como um cluster a desenvolver no Alentejo” - diretor regional de economia do Alentejo

O diretor regional de economia do Alentejo considera que o setor geológico e mineiro “deve ser encarado como um cluster a desenvolver no Alentejo”.

Segundo João Filipe Jesus “este setor representa 21% das exportações da região e tem potencial para, no futuro, capitalizar a favor da coesão económica e territorial do Alentejo”.

O dirigente falava à Rádio Portalegre na sequência do anúncio da empresa W Resources, sobre os “excelentes resultados” de amostras de solo no projeto de ouro que tem nos concelhos do Crato, Monforte e Arronches, no distrito de Portalegre.

João Filipe Jesus diz que é prematuro definir um horizonte temporal para o desenvolvimento deste projeto, no entanto afirma que o investimento feito no Alto Alentejo “vai incontornavelmente criar alguns postos de trabalho”.

De acordo com uma nota de imprensa da empresa, no programa de exploração se solo naquela zona do Alto Alentejo, foram identificados 3,5 quilómetros de solo com “valores de ouro encorajadores”.

A W Resources detém a licença da exploração e prospeção de ouro perto de Portalegre, “cobrindo uma área de 101,7 quilómetros quadrados.

Carla Aguiã