foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Distrito de Portalegre tem sete enfermeiros por cada mil habitantes

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

(Por Gabriel Nunes/Susana Mourato) - A Ordem dos Enfermeiros inicia, esta terça feira, um périplo pelas unidades de saúde do distrito de Portalegre, com o intuito de analisar as condições e qualidade de trabalho em que os mais de 800 enfermeiros exercem a profissão.

 

A iniciativa, designada de “Enfermagem@Sul”, vai prolongar-se até sexta feira, envolvendo quatro equipas da Ordem dos Enfermeiros, constituída por elementos da direção da Seção Regional Sul e por peritos em várias áreas de enfermagem.

O distrito de Portalegre conta atualmente com um total de 860 enfermeiros para uma população de 118 500 habitantes distribuída por 15 municípios.

Em média, a região conta sete enfermeiros por mil habitantes, média abaixo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) que ronda os 9,3/1000 habitantes.

Mas a falta de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é transversal a todo o país. Segundo o presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros, Sérgio Branco, à média de enfermeiros em Portugal é de apenas 4 por mil habitantes, um número que considera “extremamente baixo”.