foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ouça a Tarde Desportiva domingo, 8/12, a partir das 14h00 com destaque para a 6ª j. da Liga F. Gil em futebol

Boas Festas - Feliz Natal

Nisa: Maior incêndio do ano no Alto Alentejo consumiu 700 hectares de área agrícola

A imagem pode conter: nuvem, automóvel, céu, árvore e ar livre

O incêndio que deflagrou dia 1 de agosto em Tolosa, concelho de Nisa, consumiu cerca de 700 hectares de área agrícola.

A informação foi avançada à Rádio Portalegre pelo Comandante Distrital da proteção Civil, Rui Conchinha, que confirmou tratar-se do maior incêndio registado, este ano, no Alto Alentejo.

 

O incêndio, que deflagrou às 14h31, entrou em fase de resolução às 20h03 e chegou a mobilizar 300 operacionais, apoiados por dezenas de veículos e 8 meios aéreos.

Segundo Rui Conchinha, as condições meteorológicas, concretamente o vento e o facto do fogo lavrar numa área de combustível fino, com uma grande velocidade de propagação, foram as grandes dificuldades ao combate.

O dirigente refere ainda os constrangimentos a nível dos acessos às frentes do incêndio, numa zona com muitos muros de pedra, portões e vedações, que impedem a passagem dos veículos de combate.

Rui Conchinha acrescentou que a os meios aéreos foram uma “ajuda preciosa” mas que “per si não apagam os incêndios”.

O incêndio ainda ameaçou algumas estruturas agrícolas, que os bombeiros conseguiram defender e não provocou danos em pessoas e habitações.

Carla Aguiã