foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ouça a Tarde Desportiva domingo, 8/12, a partir das 14h00 com destaque para a 6ª j. da Liga F. Gil em futebol

Boas Festas - Feliz Natal

Portalegre: 13 concelhos do distrito excluídos da linha de crédito contra a seca - Acorpsor

A imagem pode conter: céu, ar livre e natureza

Dos quinze concelhos do distrito de Portalegre, 13 foram excluídos da linha de apoio que prevê medidas de combate à seca, o que significa que apenas os agricultores de Arronches e Campo Maior vão ter acesso ao crédito disponibilizado pelo Governo. A denúncia é de Rui Varela, presidente da Acorpsor, a Associação de Criadores de Ovinos da Região de Ponte Sor.

 

Em declarações à Rádio Portalegre o dirigente lamentou esta decisão do Governo e disse que já expôs o descontentamento dos agricultores, esperando que a situação seja reavaliada, uma vez que os efeitos da seca são generalizados no território do Alto Alentejo.

Rui Varela, que representa um universo de cerca de 800 agricultores, traça um cenário preocupante, sobretudo no que diz respeito ao abeberamento dos animais e culturas que estão fora do perímetro de rega das barragens de Montargil e Maranhão.

O mesmo responsável acrescenta que os lençóis freáticos estão esgotados, frisando que a sustentabilidade da agricultura está dependente da quantidade de chuva do próximo outono e inverno.

Américo Duarte/Carla Aguiã