foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Avis inaugura obra de conservação da Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas

A imagem pode conter: interiores

(Por Susana Mourato) - As obras de conservação da Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas, em Benavila, concelho de Avis, que implicaram um investimento de cerca de 130 mil euros, foram inauguradas este domingo.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva adiantou que as obras foram suportadas em 85 mil euros pela autarquia e o restante valor financiado pela Administração Central.

Segundo Nuno Silva a intervenção resultou de um protocolo estabelecido entre o município de Avis, a Fábrica da Igreja Paroquial de Benavila e a Direção-Geral das Autarquias Locais, tendo como objetivo preservar aquele que é um dos elementos do património edificado mais emblemático do concelho e que se encontrava num avançado estado de degradação. 

A intervenção incidiu sobretudo na cobertura, passando pela substituição das peças de madeira degradadas e das telhas existentes por telhas de canudo, devolvendo alguns dos traços da construção original perdidos em intervenções anteriores.

A Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas foi construída no século XV e deve o seu nome ao facto de se situar na confluência de duas ribeiras: de Seda e da Sarrazola, hoje unidas na Albufeira do Maranhão.