foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Festival Crato:Secretário de Estado da Agricultura valoriza potencial agrícola, energético e turístico da barragem do Pisão

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e fato

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - O secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira enalteceu o potencial agrícola, energético e turístico da Barragem do Pisão, referindo tratar-se de um projeto fundamental para criar dinâmicas empresariais na região do Alto Alentejo.

 

Luís Vieira, que falava, terça feira, na inauguração do Festival do Crato, disse acreditar, que o empreendimento de fins múltiplos há muito anos prometido, se irá concretizar, tal como foi anunciado pelo governo, em junho deste ano.

O discurso de Ricardo Pinheiro, que nos últimos dois anos presidiu à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), também foi dominado pelos passos dados até ao anúncio da construção da Barragem do Pisão.

Para Ricardo Pinheiro os passos absolutamente decisivos para a construção do projeto que foram dados nos últimos tempos devem-se sobretudo à união dos autarcas do Alto Alentejo, que “quiseram dizer sim ao Crato”, mas também pela “ajuda inesgotável” do atual governo.

O potencial da Barragem do Pisão, cuja construção prevê um investimento perto dos 200 milhões de euros, também foi valorizado pelo presidente da Câmara do Crato.

Para Joaquim Diogo a concretização do empreendimento de fins múltiplos do Crato pode contribuir, sobretudo para inverter o atual ciclo de perda de população da região.

O autarca que abriu a cerimónia de inauguração do Festival do Crato, que decorre até ao próximo sábado naquela vila alentejana, afirmou-se ainda “muito orgulhoso” pela equipa que conseguiu voltar a por de pé o festival, com os patrocinadores por continuarem a apostar no evento, e também pela forma como a população do concelho recebe os festivaleiros.

O Festival do Crato foi apontado pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, como um evento “decisivo para a afirmação de um território”.

Ceia da Silva salientou que o festival já tem uma projeção nacional indiscutível, e disse acreditar que “com os anos vai certamente ganhar uma projeção internacional”.

Esta quarta feira, segundo dia do Festival do Crato, vão subir ao palco principal ProfJam (22:00), Dillaz(23:30) e Gentleman (01:00). No afterhours vamos ter o DJ Rob Willow.

No denominado (palco 2), de acesso livre, vão apresentar-se os grupos “Gáfete a Cantar (19:30), Vozes da terra (20:10) e Coral Vozes da Misericórdia (21:05)