foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Proteção Civil alerta para a possibilidade de "incêndios violentos" quinta e sexta feira

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, nuvem, chapéu, closeup e ar livre

O comandante da Proteção Civil do Distrito de Portalegre, Rui Conchinha, alertou hoje que as condições de instabilidade atmosférica previstas para quinta e sexta feira são propicias a incêndios com comportamentos “muito violentos”.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, Rui Conchinha, afirmou que o vento quente e seco, bem como a quase ausência de humidade, são como “rastilhos” para os incêndios, considerando que as temperaturas, na ordem dos 35 a 40 graus, são “normais” para esta época do ano.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu terça-feira um alerta vermelho para 13 distritos de Portugal Continental, entre os quais Portalegre, devido ao risco de incêndio.

Este estado de alerta entrou em vigor às 00_00 de hoje e ficará ativo até domingo. De fora do alerta vermelho ficam apenas Beja, Faro, Évora, Lisboa e Setúbal, que estarão em alerta laranja, o segundo mais grave.

Este estado de alerta obriga a um incremento das equipas dos bombeiros preposicionadas em locais de maior risco de incêndio. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias temperaturas que podem chegar aos 40 graus.