foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Castelo de Vide: Mercado Medieval com gastronomia, artesanato e espetáculos já abriu portal do tempo para Idade Média

A imagem pode conter: ar livre

O Mercado Medieval de Castelo de Vide reúne todos os ingredientes para proporcionar aos visitantes uma verdadeira experiência dos tempos da Idade Média.

 

O certame, que arrancou esta quinta- feira, decorre até domingo no centro daquela vila alentejana.

Entre os cerca de 50 expositores presentes no evento encontramos trajes para alugar ou comprar, que vestem castelovidenses e turistas à época.

A procura é grande, mulheres e crianças são quem mais adere, conforme contou à Rádio Portalegre, Cristina Alegria, responsável pela elaboração dos fatos.

A gastronomia é também um dos pontos importantes do Mercado Medieval, a oferta é variada e, como não podia deixar de ser comtempla pratos típicos, tais como as febrinhas do alguidar ou as migas com entrecosto.

Vicência Botelheiro, uma das cozinheiras que marca presença no certame diz que, por dia serve centenas de refeições.

Para além dos stands e dos espetáculos que retratam a época Medieval, há também quem opte por mostrar as atividades do mundo rural.

Manuel Preciado apresenta artesanato feito com pedra, madeira e cortiça, nomeadamente moinhos, noras, poços e um forno à antiga, para dar a conhecer como se fazia o trabalho no campo.

Os visitantes entrevistados pela Rádio Portalegre foram unânimes em relação ao sucesso desta festa.

É um evento que dinamiza a vila e o concelho, importante para divulgar Castelo de Vide e com espetáculos dignos de se ver.

Até domingo o Mercado Medieval apresenta torneios de armas e a cavalo, um dragão de fogo, falcoaria, danças orientais, estátuas vivas, espetáculos de fogo, música medieval e artesãos a trabalhar ao vivo.

Carla Aguiã