foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

33ª Baja Portalegre 500 - ouça tudo sobre a prova rainha do Todo-o-Terreno nacional nos dias 25 e 26/10 nas emissões especiais da Rádio Portalegre

Portalegre: Centro de Apoio à Vida Independente garante assistência pessoal a 16 pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, sapatos e ar livre

Dezasseis pessoas com deficiência ou incapacidade vão integrar o Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Portalegre.

 

Este projeto-piloto prevê que cada beneficiário tenha direito a um assistente pessoal que, gratuitamente garanta funcionalidade e autonomia à vida das pessoas com deficiência.

O CAVI é um projeto a desenvolver nos próximos três anos, conta com um investimento na ordem dos 400 mil euros e é cofinanciado por fundos europeus.

Em declarações à Rádio Portalegre a coordenadora técnica da APPACDM, Liliana Gonçalves explicou que o projeto vai para o terreno a 15 de outubro, sendo que, atualmente os sete assistentes pessoais recrutados estão em formação.

A mesma responsável adiantou que o limite imposto, quanto ao número de beneficiários, fica muito aquém das necessidades no concelho de Portalegre.

A assistência pessoal é individualizada e pode ser prestada ao domicílio, numa instituição, local de trabalho ou de lazer.

Segundo Liliana Gonçalves o serviço prestado pode ocorrer em contextos diversos, em tarefas ou atividades de vida diária, de participação social, de mediação da comunicação, de mediação social, laboral e socioprofissional, entre outras.

Carla Aguiã