foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Gala 30 anos da Rádio Portalegre dia 31 de Outubro no CAE de Portalegre - esteja atento às emissões da sua Rádio

Marvão recua até ao século IX, para homenagear o seu fundador Ibn Maruan

A vila de Marvão vai estar em festa a partir de sexta-feira e até domingo com a realização do 14º Festival Islâmico Al Mossassa.

Durante três dias a vila histórica recua até ao século IX, para homenagear o seu fundador Ibn Maruan.

 

Recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo, música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes circenses, vão relembrar o ambiente da época e as origens de Marvão.

Em declarações à Rádio Portalegre, o vice-presidente da autarquia marvanense, Luís Costa, adiantou que vão estar presentes cerca de 60 expositores no “Mercado das 3 Culturas”, situado na parte alta da vila, onde vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com produtos e objetos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã.

Luís Costa disse ainda esperar a visita de mais de 10 mil pessoas, durante os três dias do Festival Al Mossassa, considerando ser um evento reconhecido e de peso na região.

A inauguração oficial da 14ª edição do Festival Al Mossassa está agendada para as 17h30 de sexta-feira, dia 4 de outubro, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

Este ano, nos dias do Festival, a partir das 21h30, pode assistir-se ao espetáculo “Marvão, na guarda da montanha!”. Baseado numa das lendas da história de Marvão, este espetáculo promete surpreender o público presente, com a participação de cerca de 50 pessoas numa encenação única, entre atores e figurantes.

Susana Mourato