foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Gala 30 anos da Rádio Portalegre dia 31 de Outubro no CAE de Portalegre - esteja atento às emissões da sua Rádio

Distrito Portalegre:Seca prolongada está a deixar à míngua de água a albufeira do Caia

Resultado de imagem para albufeira caia, seca

(Por Gabriel Nunes) - A seca prolongada, que está a afetar com maior gravidade o sul do país, está a deixar à míngua de água a albufeira do Caia, no distrito de Portalegre, mas a atual campanha de rega vai manter-se até ao dia 15 de outubro, conforme tinha sido programado.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Aristides Chinita, indicou que a albufeira do Caia, que pode armazenar um máximo de 190 milhões de metros cúbicos de água, apresenta um nível preocupante, de 15 por cento da sua capacidade, o equivalente a cerca de 29,7 milhões.

Apesar do nível de armazenamento estar muito baixo, Aristides Chinita, revelou que no ano de 1976 tiveram uma situação “mais drástica”, com o volume de água a baixar até à “capacidade morta”, e agora, além desta, os recursos hídricos ainda são suficientes par abastecer durante três anos a população dos quatro concelhos servidos pela albufeira, nomeadamente, Elvas, Campo Maior, Monforte e Arronches.

O mesmo responsável admitiu que a manter-se esta situação de seca nos próximos meses “não haveria água suficiente para assegurar a campanha de rega de primavera/verão”, que habitualmente começa no mês de março.

Por outro lado, esta fora de questão o fornecimento de água para as culturas de inverno, como os brócolos, alhos ou trigo, que por norma é assegurado em anos onde existe disponibilidade de recursos hídricos.