foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Este domingo, 17/11, ouça a Tarde Desportiva a partir das 14h00, com os relatos dos jogos da 4ª jornada da Liga Francisco Gil: Castelo de Vide-FC Crato e Portalegrense-Mosteirense

Portalegre: Em 2019 foram sinalizados mais 58 idosos no âmbito do programa Apoio 65-Idosos em Segurança da GNR

A imagem pode conter: 3 pessoas

Nos primeiros nove meses do ano a GNR de Portalegre, no âmbito do programa Apoio 65-Idosos em Segurança, sinalizou 58 novas situações de isolamento, num total de 3059 no distrito.

 

Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa apoio à camada da população mais desfavorecidas/vulneráveis, como é o caso dos idosos, principalmente os que vivem mais afastados ou isolados dos centros populacionais mais ativos.

De acordo com o comandante da GNR de Portalegre, Joaquim Vivas, a população muito envelhecida e distribuída em pequenos aglomerados, contribui para o isolamento e acrescenta maiores dificuldades ao policiamento de proximidade.

Joaquim Vivas, sublinhou ainda a importância do programa Apoio 65, uma vez que as visitas da GNR são, muitas vezes as únicas que os idosos recebem durante longos períodos.

O distrito de Portalegre é o quinto maior do país e a Guarda Nacional Republicana tem à sua responsabilidade 98 por cento do território e 75 por cento da população.

Garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas, ajudar a prevenir e a evitar situações de risco, são objetivos do Programa Apoio 65-Idosos em Segurança da GNR.

(Susana Mourato)