foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ouça a Tarde Desportiva domingo, 8/12, a partir das 14h00 com destaque para a 6ª j. da Liga F. Gil em futebol

Boas Festas - Feliz Natal

Hospital de Portalegre realiza primeira remoção do estômago por via laparoscópica

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Pela primeira vez no hospital de Portalegre foi realizada, em outubro, uma gastrectomia (remoção do estômago) por via laparoscópica, encontrando-se o doente plenamente recuperado no seu domicílio.

 

Esta técnica, que apesar de não ser inédita em Portugal, não é vulgar, permite operar o estômago, recorrendo apenas a pequenas incisões no abdómen do doente, utilizando uma câmara para auxiliar os cirurgiões a observar, em pormenor, o que tem de se retirar.

Desta forma, à recuperação mais rápida do doente por ser praticamente indolor, junta-se uma maior capacidade de distinguir o que está doente e que tem de ser retirado, nas melhores condições de segurança.

Em comunicado a Unidade de Saúde do Norte Alentejano refere que desta forma, o Hospital de Portalegre alia a capacidade já adquirida e plenamente instalada nas cirurgias ao recto, cólon, vias biliares e hérnias abdominais e gástricas por via laparoscópica, à capacidade no tratamento cirúrgico do cancro gástrico.

No mesmo comunicado a ULSNA sublinha que “apesar de todas as dificuldades e contingências que a região apresenta, o Hospital de Portalegre continua a afirmar-se como uma instituição de referência no Alentejo e mesmo no País”.