Hospital de Portalegre realiza primeira remoção do estômago por via laparoscópica
- Detalhes
- Publicado em 19-11-2019

Pela primeira vez no hospital de Portalegre foi realizada, em outubro, uma gastrectomia (remoção do estômago) por via laparoscópica, encontrando-se o doente plenamente recuperado no seu domicílio.
Esta técnica, que apesar de não ser inédita em Portugal, não é vulgar, permite operar o estômago, recorrendo apenas a pequenas incisões no abdómen do doente, utilizando uma câmara para auxiliar os cirurgiões a observar, em pormenor, o que tem de se retirar.
Desta forma, à recuperação mais rápida do doente por ser praticamente indolor, junta-se uma maior capacidade de distinguir o que está doente e que tem de ser retirado, nas melhores condições de segurança.
Em comunicado a Unidade de Saúde do Norte Alentejano refere que desta forma, o Hospital de Portalegre alia a capacidade já adquirida e plenamente instalada nas cirurgias ao recto, cólon, vias biliares e hérnias abdominais e gástricas por via laparoscópica, à capacidade no tratamento cirúrgico do cancro gástrico.
No mesmo comunicado a ULSNA sublinha que “apesar de todas as dificuldades e contingências que a região apresenta, o Hospital de Portalegre continua a afirmar-se como uma instituição de referência no Alentejo e mesmo no País”.