foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ouça a Tarde Desportiva domingo, 8/12, a partir das 14h00 com destaque para a 6ª j. da Liga F. Gil em futebol

Boas Festas - Feliz Natal

Mais de 450 pessoas com deficiência já estão a usufruir da assistência dos CAVI

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas sentadas

(Por Gabriel Nunes) - Mais de 450 pessoas com deficiência já estão a usufruir da assistência dos 25 centros de Apoio à Vida Independente (CAVI) que se encontram funcionamento de norte a sul do país, anunciou a secretária de Estado para a Inclusão.

 

Ana Sofia Antunes falava, esta quarta feira, na sessão de encerramento do primeiro Encontro do Alto Alentejo “Modelo de Apoio à Vida Independente para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade”, organizado pelo CAVI da APPACDM de Portalegre.

A governante revelou ainda que, até ao final de setembro deste ano, os 312 assistentes pessoais em serviço nos CAVI prestaram mais de 11 mil horas de assistência pessoal.

Falando no Centro Distrital do Instituto da Segurança Social de Portalegre, Ana Sofia Antunes assumiu que este Modelo de Apoio à Vida, criado pelo atual governo, é o projeto do seu coração, argumentando que o mesmo “permitiu trazer autonomia às pessoas, que passaram a sentir-se mais úteis e a fazer coisas que nunca imaginariam poder fazer”.

Sobre o CAVI de Portalegre, a coordenadora, Liliana Gonçalves, revelou que o mesmo encontra-se em funcionamento desde 7 de novembro e presta assistência a 13 pessoas acompanhadas por cinco assistentes pessoais.

Os primeiros contratos de criação dos CAVI foram celebrados no final de 2018.