foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Dia Nacional da Àgua:Deco recebeu 924 denúncias no âmbito da campanha contra o desperdício de água

A DECO recebeu 924 denúncias no âmbito da campanha contra o desperdício de água, que decorreu entre março e setembro, deste ano durante a qual a associação detetou “fraca capacidade” de resposta das entidades competentes.

De acordo com os resultados da campanha, divulgados pela DECO no dia em que se assinala o Dia Nacional da Água, das 924 denúncias recebidas, foram resolvidas 467

A jurista Isabel Curvo, da delegação de Évora da Deco, explicou à Rádio Portalegre, que das denúncias recebidas 35% referem-se a fuga de água visível à superfície e 29% a rega desadequada em espaços verdes municipais, 17% a fuga na boca de incêndio, rega e lavagem de ruas, 7% a rotura na tubagem e 2% a colapso de faixa de rodagem de estrada ou rua por rotura na tubagem.

Isabel Curso realçou ainda que “o silêncio das entidades desaponta os consumidores” e que as entidades gestoras revelam “fraca capacidade de resposta para diminuir as perdas de águas reportadas pelo cidadão comum”.

A associação revelou ainda que “alguns municípios sobem o preço da água para recuperar custos, uma medida nem sempre acompanhada de eficiência.

Isabel Curvo avançou também que já enviou as suas exigências ao Ministério do Ambiente e à Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

O Dia Nacional da Água comemora-se em Portugal há 20 anos. Em março assinala-se também o Dia Internacional da Água, declarado pelas Nações Unidas. Ambos pretendem chamar a atenção para a importância dos recursos hídricos e a necessidade de os conservar, preservar e proteger.

Susana Mourato