Portalegre: Manequins e bustos “Sem Medo de Ser Mulher”
- Detalhes
- Publicado em 21-11-2019

“Sem medo de ser mulher” é a frase que vai acompanhar os manequins e os bustos que vão estar expostos, em vários locais de sete municípios do Alto Alentejo, para assinalar o Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, segunda feira, dia 25 de novembro.
Esta ação, dinamizada pelo Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) da Delegação de Portalegre da Cruz Vermelha Portuguesa, pretende combater estereótipos de género em torno da mulher, designadamente, o papel de mãe e de dona-de-casa, a ideia da mulher como “sexo mais fraco”, sensível, frágil, submissa e objeto sexual.
Em declarações à Rádio Portalegre, Joana Figueiredo do NAVVD, explicou que os vários manequins e bustos femininos vão ostentar adereços que, habitualmente, não são associados à mulher de forma a promover uma cultura sem medo, onde a mulher possa ser o que quiser e vestir o que quiser, nas suas múltiplas expressões.
A iniciativa, integrada no Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo, é desenvolvida em conjunto com os sete municípios do distrito de Portalegre, que integram a área de intervenção territorial do NAVVD (Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Marvão, Monforte e Portalegre).
Na cidade de Portalegre os manequins vão estar expostos na sede do Instituto Português do desporto e Juventude e Câmara Municipal.
(Carla Aguiã)