foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ouça a Tarde Desportiva domingo, 8/12, a partir das 14h00 com destaque para a 6ª j. da Liga F. Gil em futebol

Boas Festas - Feliz Natal

Portalegre: Mercado Municipal recebe hoje a segunda edição do Festival do Cação

A imagem pode conter: comida

(Por Gabriel Nunes/Susana Mourato) - Cação de alhada, de caldeirada ou com arroz são as variedades de pratos que vão ser servidos durante um festival dedicado ao cação, este sábado, no Mercado Municipal de Portalegre.

 

O certame que vai apenas na segunda edição é promovido pelo Grupo Pró-Portalegre em colaboração com a União das Freguesias da Sé e São Lourenço.

O cação é um dos pratos com muita tradição em Portalegre, uma vez que outrora era dos poucos peixes pescados no mar que chegava à mesa dos alentejanos.

Em declarações a esta estação emissora o presidente do Grupo Pró-Portalegre, Ricardo Silva, referiu que um dos objetivos deste festival é o preservar as receitas de cação do antigamente.

Por ser um peixe muito apreciado na região a organização espera juntar mais de 400 pessoas na edição de 2019 do Festival do Cação.

Além do cação vão estar disponíveis também bifanas caso apareça alguma pessoa que não aprecie esta espécie de peixe. As portas do Mercado Municipal de Portalegre, que vai ser animado pelo Duo Lunar durante o festival, abrem-se as 19:00