foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-------------------------------------------------------------------------------------------------------Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

Boas Festas - Feliz Natal

Portalegre: Marcha Branca reúne 150 participantes em defesa dos direitos da pessoa com deficiência

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, pessoas em palco, multidão e ar livre

Juntos pela igualdade, cerca de 150 pessoas participam, esta terça feira, na “Marcha Branca”, ação desenvolvida pela Cerci Portalegre para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

 

Conceição Bagina, presidente da Cerci Portalegre, explicou que a marcha é “um grito” em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

A mesma responsável considera que, nos últimos anos, se tem assistido a uma evolução mais rápida no que diz respeito à compreensão, por parte da comunidade e do governo, sobre os plenos direitos da pessoa com deficiência, idênticos aos demais cidadãos ditos “normais”.

No entanto ainda persistem preconceitos, a título de exemplo Conceição Bagina falou do namoro entre pessoas portadoras de deficiência, que é muitas vezes ridicularizado.

A diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso, associou-se à Marcha Branca, sublinhando a missão da instituição na promoção da igualdade, coesão social e proteção dos grupos mais vulneráveis.

A Marcha Branca partiu da Praça da República, por volta das 10h30 e culmina ao meio dia no jardim do Tarro, em Portalegre.

(Carla Aguiã)