foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Agricultura: Os Verdes querem travar a colheita mecanizada noturna de azeitona

A imagem pode conter: planta, ave, ar livre, comida e natureza

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) quer travar a colheita mecanizada de azeitona à noite, com vista à preservação da avifauna.

Em declarações à Rádio Portalegre, a dirigente dos Verdes, Manuela Cunha disse que foi entregue na Assembleia da República um projeto de lei que visa o impedimento da colheita mecanizada noturna de azeitona, método ligado à produção superintensiva de olival.

 

O PEV considera que é preciso uma ação mais determinada e, por forma a preservar a biodiversidade e proteger as aves afetadas, apresenta o Projeto de Lei em causa para que seja introduzida a interdição expressa de práticas produtivas, tais como a colheita mecanizada noturna de azeitona.

 

Investigadores portugueses estimam que 96 mil aves sejam afetadas todos os anos devido à apanha mecanizada de azeitona durante a noite.

O Governo referiu que está a ser produzido um estudo científico para avaliação do impacto desse método de colheita na avifauna e que o ICNF vai reforçar ações de fiscalização e de sensibilização aos operadores envolvidos na apanha da azeitona.