foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

PROTEJA-SE, FIQUE EM CASA E OUÇA A RÁDIO PORTALEGRE

Portalegre: "A Maçonaria no Alto Alentejo" tem novo livro

A imagem pode conter: texto que diz "A MAÇONARIA NO ALTO ALENTEJO (1821-1936) António Ventura"

Informar e esclarecer sobre a história da maçonaria na região, são objetivos do livro “A Maçonaria no Alto Alentejo”, da autoria do professor António Ventura, que foi apresentado este sábado, em Portalegre, cidade natal do autor.

 

A obra que é uma reedição do seu livro “A Maçonaria no distrito de Portalegre”, lançado em 2006, contém agora mais e nova informação e muitos dados bibliográficos.

Em mais de 350 páginas, António Ventura escreve sobre a fundação da maçonaria na região, em 1821 até à sua proibição em 1936.

Em declarações à Rádio Portalegre, o autor, António Ventura, explica que o livro apresenta referências sobre a maçonaria, concelho a concelho e um conjunto de informações biográficas que segundo o autor, serão uteis para as pessoas não “fazerem juízos”, e formularem uma ideia correta do modo como a Maçonaria Portuguesa foi criada e evoluiu.

A obra, apresentada no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre teve “casa cheia” e contou com um apontamento musical a cargo da Escola de Artes do Norte Alentejano.

António Ventura é doutor em História Contemporânea e Professor catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Académico de Número da Academia Portuguesa da História.

Conta com uma vasta bibliografia de sua autoria sobre História Contemporânea, sendo já mais de 300 os trabalhos publicados.

Colaborou também em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras e fez conferências e participou em congressos científicos em Espanha, França, Itália, Suíça, Estados Unidos da América, Canadá, Macau, China, Luxemburgo, Polónia, México, Bélgica e Rússia.

 

(Susana Mourato)