foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Rádio Portalegre - 30 Anos ao Serviço da Região Alentejo

Este domingo, 26/1, ouça aqui a Tarde Desportiva a partir das 14h00 com destaque para a 6ª J. da Taça Grupo JI

Portalegre: Valnor aposta na educação para melhorar o desempenho ambiental da região

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

O administrador da Valnor, Nuno Heitor, disse à Rádio Portalegre que há uma maior consciência ambiental no Alto Alentejo, que se tem refletido num aumento da recolha seletiva, pela empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos.

 

No entanto o mesmo responsável considera que “há ainda um longo caminho a percorrer” no que diz respeito ao desempenho ambiental das regiões, através da reciclagem.

Para um melhor desempenho, a estratégia da Valnor passa por levar às escolas ações de sensibilização sobre as vantagens de adotar atividades ambientais corretas no âmbito da valorização de resíduos urbanos.

Para esse efeito está a decorrer nas escolas sede dos Municípios de Campo Maior, Gavião e Castelo de Vide, no distrito de Portalegre e Mação, distrito de Santarém, a campanha designada “A Nossa Casa é um Planeta”, utilizando como recursos planetários itinerantes onde são projetados filmes em 360 graus.

Para Nuno Heitor o facto de ser explicado a milhares de crianças o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que fazemos em casa é uma clara aposta na cidadania ativa para a construção de uma sociedade eficiente na utilização dos seus recursos

Estas ações de sensibilização estão integradas no Programa Ecovalor, no âmbito de uma candidatura conjunta das Concessionárias de Serviço Público de Gestão de Resíduos ao POSEUR (Programa Operacional para Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Carla Aguiã