foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Rádio Portalegre - 30 Anos ao Serviço da Região Alentejo

Este domingo, 26/1, ouça aqui a Tarde Desportiva a partir das 14h00 com destaque para a 6ª J. da Taça Grupo JI

Portalegre: Gripe "entope" urgências do Hospital

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

As urgências do hospital de Portalegre têm registado nos últimos dias uma “afluência excessiva” de doentes com gripe ou infeções respiratórias.

Em declarações a esta estação emissora, a delegada de Saúde Pública de Portalegre, Margarida Silva, aconselhou as pessoas, com sintomas de gripe, a deslocaram-se em primeira instância aos centros de saúde, de forma a evitarem “entupir” as Urgências do hospital.

 

Outra alternativa passa pelo recurso à Linha de Saúde 24 afastando neste caso a ida aos serviços de saúde onde existe perigo de contágio.

 

Apesar de nalguns pontos do país o pico da gripe já ter passado, Margarida Silva disse que em Portalegre está a ocorrer nesta altura.  

A Direção Geral da Saúde além de recomendar a vacina contra a gripe aconselha ainda a população a proteger-se do frio, mantendo o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa.

Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado.

Nas casas, a recomendação é que estas se mantenham quentes, alertando para a necessidade de verificar se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados.

Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso ventilar as divisões da casa, uma vez que a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte.