foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - 30 Anos ao Serviço da Região Alentejo

Este domingo, 23/02, ouça aqui mais uma Tarde Desportiva a partir das 14h. Destaque:  12ª J. Liga F. Gil em futebol

Marvão: Uma quinzena para celebrar as Comidas d'Azeite

Os restaurantes do concelho de Marvão vão levar à mesa os “comeres do lagar”, a partir de domingo e até ao próximo dia 23 de fevereiro.

Trata-se da 15ª edição das “Comidas de Azeite”, iniciativa promovida pela autarquia marvanense, sob a chancela “Marvão Bom Gosto”.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, disse que a Quinzena Gastronómica tem, como principal objetivo, homenagear os produtores de azeite, promover os produtos endógenos do concelho e dinamizar a economia local, aliando o turismo à gastronomia.

Ao longo desta Quinzena, os restaurantes aderentes vão dar o papel principal ao azeite e apresentar, nas suas ementas, os mais variados pratos, confecionados com base neste ingrediente.

O arranque da 15ª edição das Comidas d’Azeite está marcado para domingo, às 11h00, na aldeia de Galegos, com uma visita guiada ao Museu/Lagar Melara Picado Nunes.

Já no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, a partir das 12h00, realiza-se um Mercado de produtos locais, que antecede o tradicional almoço convívio das Comidas d’Azeite.

Da ementa fazem parte, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, ou a tiborna do Lagar.

De acordo com Luís Vitorino, o almoço é sempre bastante participado sendo esperadas cerca de 250 pessoas.

Nas ementas dos restaurantes aderentes poderá encontrar pratos tão diversos como açorda de ovas feita com azeite de azeitona galega e sável frito, lombo de bacalhau em azeite de Marvão e alho, miolo de camarão e espargos selvagens, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, arroz de línguas de bacalhau com azeite de azeitona galega, entre muitos outros.