foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - 30 Anos ao Serviço da Região Alentejo

Este domingo, 23/02, ouça aqui mais uma Tarde Desportiva a partir das 14h. Destaque:  12ª J. Liga F. Gil em futebol

Socialista Ricardo Pinheiro afirma que a Barragem do Pisão, é de “uma importância absolutamente estratégica à escala nacional”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, closeup

(Por Gabriel Nunes) - O deputado socialista, Ricardo Pinheiro, eleito por Portalegre, afirmou hoje que o projeto hidráulico de fins múltiplos do Crato, vulgo Barragem do Pisão, é de “uma importância absolutamente estratégica à escala nacional”.

 

Ricardo Pinheiro, que falava no debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2020, sublinhou que além da componente do regadio, a mais significativa é a da produção elétrica, a partir de uma central solar fotovoltaica com a potência de 150 megawatts.

Considerando o empreendimento fundamental para estimular o desenvolvimento económico e sustentável da sua área de influência, o parlamentar relevou ainda o contributo que o mesmo pode dar para Portugal atingir as metas ao nível da descarbonização.

O Governo considera possível que em 2027 a barragem do Pisão, que implica um investimento de cerca de 168 milhões de euros, esteja já a encher.

A albufeira vai ter um espelho de água de sete quilómetros quadros e terá uma central solar de dois quilómetros quadrados que produzirá energia elétrica suficiente para abastecer 75% da população do distrito de Portalegre.

O estudo prevê também um investimento de 50 milhões de euros em infraestruturas para regar uma área de 10 a 12 mil hectares.