foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Portalegre: Contra a violência no namoro vão ser distribuídos 1000 toalhetes de tabuleiro nas cantinas e refeitórios das escolas do distrito

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

Cerca de um milhar de toalhetes de tabuleiro, com mensagens de alerta para os sinais de violência nas relações de namoro, vão ser distribuídos em escolas do distrito de Portalegre, como forma de assinalar o Dia dos Namorados, que se comemora esta sexta feira, 14 de fevereiro.

 

“A violência não condiz com o amor”, é a frase chave da campanha de sensibilização que o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) da Delegação de Portalegre, da Cruz Vermelha Portuguesa, vai fazer chegar aos jovens.

Em declarações à Rádio Portalegre, Joana Figueiredo, do NAVVD, disse que a campanha tem como principal objetivo alertar para os comportamentos que indiciam situações de violência em relações de namoro, sinais que muitas vezes são desvalorizados ou não identificados.

A mensagem, passada através de figuras públicas e influenciadores, chama a atenção para comportamentos de controlo, perseguição ou humilhação e visa sobretudo abranger alunos do 2º e 3º ciclo, bem como do secundário.

Os toalhetes vão ser distribuídos nas cantinas e refeitórios das escolas dos municípios de Arronches, Castelo de Vide, Campo Maior, Elvas, Marvão, Monforte e Portalegre.

De acordo com dados divulgados no estudo "Violência no Namoro 2019” realizado pela UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, 58% dos jovens que namoram ou namoraram dizem já ter sofrido uma qualquer forma de violência por parte do companheiro e 67% acham isso natural.

(Carla Aguiã)