foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Marvão:Campanha de Escavações para colocar a descoberto "parte" do anfiteatro da Cidade Romana de Ammaia

A imagem pode conter: céu, ar livre e natureza

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - Uma equipa composta por arqueólogos portugueses e espanhóis está a desenvolver uma campanha de escavações arqueológicas para colocar a descoberto “parte” do anfiteatro da Cidade Romana de Ammaia, em Marvão.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, o professor Carlos Fabião, responsável pelos trabalhos, referiu que os principais objetivos delineados incluem a identificação do perímetro do edifício e escavação e estudo dos compartimentos associados à arena, os locais onde se guardavam os animais para as lutas contra humanos, ou onde os gladiadores se preparavam para entrar em ação nos combates singulares que realizavam.

De acordo com Carlos Fabião o anfiteatro, o quinto destes edifícios conhecidos em cidades da antiga Lusitânia, apresenta medianas dimensões, cerca de 60 a 80 metros no seu eixo maior, e 40 a 50 no menor, com infraestrutura pétrea e bancadas de madeira, à semelhança dos já conhecidos anfiteatros de Bobadela (Oliveira do Hospital) e de Cáparra (Oliva de Plasencia).

O monumento foi identificado no ano passado, no âmbito do projeto que visa o estudo dos edifícios lúdicos daquela cidade romana.

Os trabalhos arqueológicos em curso na Cidade Romana de Ammaia, que se estenderão por três anos, envolvem a escavação e estudo do anfiteatro e a sua conservação e valorização.