foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Arronches: ELCOS cria petição pública para garantir tratamento adequado de feridas a todos os cidadãos

A Sociedade Portuguesa de feridas (ELCOS), com sede em Arronches, criou uma petição para garantir o tratamento adequado a todos os doentes.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, Kátia Furtado, presidente da ELCOS, explicou que numa sociedade envelhecida o acréscimo de doenças crónicas leva ao aparecimento de feridas complexas que exigem tratamentos adequados, que podem evitar muitas morbilidades e até a morte.

Segundo Kátia Furtado, a petição pretende garantir que todos os cidadãos, nomeadamente os mais desfavorecidos e que se encontram institucionalizados, possam ter acesso a medicação e materiais para tratar corretamente as suas feridas.

A ELCOS pretende que estes tratamentos sejam comparticipados pelo Estado, para isso precisa de reunir quatro mil assinaturas e levar o tema a discussão na Assembleia da República.

A petição “Pelo alargamento do acesso comparticipado a material de penso com ação terapêutica e materiais de compressão, a todos os cidadão, mediante indicação clinica” já foi subscrita por mais de 1500 pessoas, está disponível online e em papel, em diversos locais tais como juntas de freguesia, centros de saúde ou farmácias.

(Carla Aguiã)